sexta-feira, 6 de abril de 2012

Deco-den - uma doce decoração feita no Japão

Pessoal, achei esse post muito bem explicadinho e mostra os estilos de decoden!
O QUE É DECODEN? 

Decoden (デコデン) é derivado de Decorated Denwa - que significa Telefone enfeitado. Mas daí, o povo foi decorando tudo...e o termo se popularizou, criando o Decochan (デコチェン) que é Decorative a change.  

É um tipo de decoração bem rococó, ou seja, cheia de coizinhas. 

Basicamente são peças coladas sobre a superfície do objeto que se quer decorar. Geralmente usam-se cristais, pedras, pérolas, peças 3D (tipo puffy ou biscuit) e massas. 


No japão, vendem-se kits com moldes ou kits prontos com peças lindas, mas dá para fazer tudo isso com cerâmica plástica ou biscuit!!! Lá elas levam isso super a sério e vale tudo pra deixar o celular lindo: pedrinhas, pérolas, strass, cristais, laços de tecido, pluminhas, bonequinhos, enfeites 
que imitam doce, paetês, pelúcia, espelhinhos… 




Existe ainda o termo Decochan, que é a arte de enfeitar qualquer gadget e pertence (videogames, bolsas, ipods, espelhos compactos, tênis, unhas, etc). Há lojas especializadas nisso, revistas com fotos e tutoriais e até mesmo uma associação de decodenistas e aulas pra aprender a decorar! Nas ruas de Tóquio, a brincadeira não é só para menina. Existem alguns estilos de deco-den e um 
deles, o de skins adesivos, é popular também entre meninos. 

Os estilos: 

Pedrinhas e cristais Você pode colar só algumas ou encher totalmente o celular com elas, formando padrões e desenhos. Existem folhas adesivas que já vem com diversas pedrinhas coladas, pra vc não ter que colar uma por uma. E existem lojas como a Crystalicing que customizam o seu celular do jeitinho que você quiser (escolhendo tamanho das pedras, padrão, cores…) por cerca de míseros 300 dólares! 

Colagem 3D São colagens de pecinhas com texturas e tamanhos diferentes, que ficam saltadas pra fora, com dimensão. No Etsy você encontra lojinhas especializada na venda desses enfeites, como a Delishbeads. 

Sweets / Massa Nesse tipo de decoração você usa enfeites que imitam doces como chocolates e frutas, e cola tudo com ajuda de uma pasta chamada Decotti (tipo biscuit em pasta), que tem cara de chantilly. 



Skins adesivos / Advant Deco Nada de brilho e pedrinhas, são folhas adesivas que vem prontas pra colar no seu modelo de celular. Esse é o tipo de decoração mais comum pra homens. A Decalgirl é especializada nisso e entrega pela internet skins pra celular, Iphone, Ipod, notebook, Nintendo Wii, etc. 

A maioria dessas artes é feita sobre o prórpio objeto, mas se você for fazer em, por exemplo, um notebook, sugiro colar aquele adesivo prórpio para que sirva de base. Ao longo do tempo, os strasses vão caindo e dá vontade de trocar. Aí, fica fácil! É só puxar a pontinha do adesivo que vem tudo! Dicas para quem quer fazer o seu deco-den: 1) Use biscuit e estrussora para imitar os bicos que os confeiteiros fazem. 2) Não saia colando tudo deliberadamente - estude o local onde você vai colocar para não se arrepender depois. Fora que pode ficar tudo uma bagunça! 3) Se for colar strass, não passe cola por cima, pois perde o brilho. 4)Use supercola ou cola quente (vai depender do que você quer colar) nos strasses, pérolas e itens grandes. 5) Defina o seu estilo antes, as cores que vão ser usadas nas pedras, etc. Para que não vire um carnaval. 
eu espero fazer 2 modelos, um de chantilly e docinhos e um com strass, perolas e rosas, estou treinando em breve farei na capinha do meu celular!
Credito da postagem e fonte: Blog Patricie Arts 

Um comentário:

olá obrigada por comentar!